Ao abrir o seu próprio negócio, muitos empreendedores têm uma dúvida em comum: será que vale a pena ter um sócio? Para responder a essa pergunta, muitos fatores devem ser avaliados, como a junção de esforços e investimentos para tirar as ideias do papel e torná-las realidade, bem como a divisão dos lucros. Há muitas histórias de sociedades que não deram certo. No entanto, existem aqueles que conseguem criar organizações bem-sucedidas. Uma sociedade pode oferecer grandes vantagens, mas deve ser bem pensada para não causar arrependimentos. Se você quer saber as vantagens e desvantagens de uma sociedade, continue a leitura deste artigo que preparamos para você!
Índice
ToggleVANTAGENS E DESVANTAGENS DE TER UM SÓCIO
A sociedade empresarial exige muita responsabilidade de todas as partes. Ela é comumente comparada com um casamento, pois exige esforço e boa vontade dos envolvidos para que dê certo. Portanto, você deve pensar com cuidado antes de aceitar um sócio na sua empresa. Veja agora quais são os principais benefícios de ter um sócio:
- melhor tomada de decisões: duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma. Uma sociedade permite que você discuta as decisões da empresa, o que gera melhores ideias;
- responsabilidade compartilhada: todas as decisões devem ser acordadas entre os sócios. Dessa forma, a responsabilidade pelas consequências é compartilhada;
- maior suporte para o crescimento da empresa: ter um sócio é poder contar com uma pessoa trabalhando com você para o sucesso da empresa. é mais um fator a favor do sucesso do empreendimento.
Entretanto, uma sociedade pode significar encarar alguns obstáculos. Confira quais são as principais desvantagens de uma sociedade.
Desacordos sobre os rumos da empresa
Esse é um dos problemas mais usuais nas sociedades. Todas as decisões tomadas devem ser feitas em conjunto e, se não houver consenso, haverá atritos ou até mesmo o fim da sociedade.
Problemas nas relações pessoais
Se você entrar em uma sociedade com um amigo ou familiar, é possível que ocorram problemas na relação devido ás divergências sobre os rumos do negócio. é necessário separar o pessoal do profissional, para não prejudicar nenhum relacionamento.
Divisão dos lucros
A divisão dos lucros é um dos principais aspectos que fazem pensar se vale a pena ter um sócio ou não. Para algumas pessoas, dividir os resultados do seu negócio não parece a ideal. Se você pensa dessa forma, é melhor empreender sozinho.
ESCOLHA DE UM SÓCIO
Colher os lucros de uma empresa é o desejo de qualquer empreendedor, mas escolher um sócio apenas pensando no quanto ele poderá ajudar financeiramente não é suficiente: é necessário considerar outras características essenciais para o bom convívio.
Escolha alguém com bons princípios
Para que uma sociedade dê certo, é fundamental que haja confiança entre os sócios. O ideal é que você conheça os princípios da pessoa antes de chamá-la para fundar uma empresa. Portanto, seu sócio deve ser alguém conhecido e com quem você se identifique.
Tenha uma boa convivência
Depois dos valores e princípios, é importante considerar a boa convivência na hora de pensar se vale a pena ter um sócio. Essa pessoa passará grande parte do dia ao seu lado, por isso vocês precisarão conviver em harmonia para que a empresa possa prosperar. Sem um bom convívio, a relação pode ser prejudicial a uma organização, desviando a atenção do objetivo principal: o crescimento. Dessa forma, não escolha alguém por ser apenas seu amigo, caso você saiba que é uma pessoa difícil de lidar.
Seu sócio deve dominar habilidades diferentes
Para escolher um sócio, você deve considerar que ele agregará o máximo de valor ao seu negócio. Por esse motivo, a pessoa escolhida deve atuar em áreas que você não tenha domínio. Em suma, determinar o que é melhor para a sua empresa pode ser uma tarefa difícil. Porém, com ou sem um sócio, o seu negócio precisa de um diferencial para sair á frente no mercado de trabalho. Não esqueça que, se você acha que vale a pena ter um sócio, ele deve estar em sintonia com você na tomada de decisões. Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais para ajudar mais pessoas na decisão sobre uma sociedade!
Classifique nosso post [type]