Ícone do site ContSmart Contabilidade e Corretora de Seguros

FIQUE POR DENTRO DE COMO SERÁ O IMPOSTO DE RENDA EM 2019

Fiquepordentrodecomoseroimpostoderendaem2019 - ContSmart Contabilidade e Corretora de Seguros
O imposto de renda em 2019 é uma obrigação legal e deve ser declarado á Receia Federal entre os meses de março e abril deste ano. é um procedimento complexo e que exige muita atenção, já que qualquer erro pode gerar multas altas ou até mesmo o enquadramento em sonegação fiscal.

Para evitar qualquer tipo de problema ou correria para conseguir entregar dentro do prazo, é preciso organizar os documentos comprobatórios que serão utilizados e, assim, cumprir a obrigação de forma tranquila, simples e segura.

Apesar de ser um imposto recolhido todo ano, gera muitas dúvidas para diversos contribuintes. Pensando nisso, elaboramos este post com informações que você precisa conhecer para tornar esse processo mais fácil. Acompanhe!

QUEM DEVE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA EM 2019?

Estão obrigados a declarar o imposto de renda em 2019 as pessoas que se enquadram nas seguintes condições:
Além das pessoas físicas, as pessoas jurídicas também precisam declarar o imposto de renda, conhecido como IRPJ. Nesse caso, estão inclusas as empresas, sociedades, órgãos governamentais, igrejas e partidos.

QUEM ESTÁ ISENTO?

Estão isentos de declarar o imposto de renda em 2019:

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DECLARAÇÕES EXISTENTES?

Na nora de declarar o imposto de renda o contribuinte tem duas opções de declaração: simplificada ou completa.

Simples

Modelo recomendado para aqueles que não possuem uma alta quantia de deduções, que são substituídas por uma redução de 20%.

Completa

Indicada para quem tem um valor alto de deduções. Os contribuintes devem inserir detalhes sobre seus rendimentos e gastos relativos ao ano que está sendo tributado.

COMO FAZER A DECLARAÇÃO?

Para fazer a declaração é preciso acessar o site da Receita Federal e fazer o download do Programa IRPF. Após, é preciso ter os seguintes documentos em mãos:

QUAIS SÃO AS ALÍQUOTAS E COMO É FEITA A RESTITUIÇÃO?

De acordo com a última tabela disponibilizada pela Receita Federal, as alíquotas sequem os seguintes valores:
Após fazer a declaração, é preciso se atentar para a consulta do imposto de renda em 2019. Por meio desse processo é possível conferir se as informações enviadas foram aceitas pela Receita ou se precisa ser realizada alguma retificação. Caso tudo dentro da conformidade, é possível averiguar se têm direito á restituição por meio do portal da Receita Federal.

Caso perca o prazo de entrega da declaração do imposto de renda em 2019, deverá pagar multa de 1% por mês de atraso, calculada conforme o imposto devido. O valor mínimo é de 165,74 podendo chegar a 30% do IR cabido. Para evitar esse problema, é essencial contar com um serviço contábil de qualidade para cumprir a obrigação adequadamente.

Quer entregar a declaração do imposto de renda em 2019 da maneira correta e segura? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!
Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile