Fazer a consulta de Nota Fiscal Paulista pode gerar muitas dúvidas entre as pessoas, tendo em vista que nem todos sabem como funciona esse programa que permite que o comprador receba de volta uma parte do dinheiro gasto na compra ao inserir o CPF ou CNPJ no documento fiscal.
Conhecer melhor sobre esse processo é importante, já que vários benefícios são gerados, além do dinheiro, como o combate á sonegação e a possibilidade de concorrer a sorteios.
Pensando nisso, elaboramos este post para explicar como fazer a consulta dos créditos e aproveitar de todas as vantagens. Confira!
Índice
ToggleCOMO A NOTA FISCAL PAULISTA FUNCIONA?
O programa que emite e armazena as Notas Fiscais Eletrônicas devolve aos compradores até 20% da quantia gasta. O crédito arrecadado pode ser utilizado para abater no IPTU ou transferido para a conta do contribuinte. Para a Nota Fiscal Eletrônica não é preciso se cadastrar, basta informar o CPF no momento da compra. Contudo, para fazer a consulta da pontuação e resgatar o valor é necessário seguir um processo na internet.
COMO FAZER A CONSULTA DE NOTA FISCAL PAULISTA?
Para olhar o saldo pela primeira vez, é preciso selecionar o campo "consultar" ao finalizar a etapa do cadastro. Depois do primeiro acesso, o processo fica mais simples. é só entrar na página de login da Secretaria da Fazenda e preencher o CPF ou o CNPJ e a senha. Assim que você acessar o sistema, ele exibe no canto superior esquerdo o "acessar os dados" (nome e CPF) e o saldo disponível para saque. Também é possível conferir o período e verificar a quantia que cada compra gerou de crédito na nota fiscal. Caso encontre a opção "a calcular", quer dizer que ainda existe uma possibilidade daquela compra se transformar em um valor em dinheiro.
DE QUE FORMA É POSSÍVEL FAZER O RESGATO DO DINHEIRO DA NOTA FISCAL PAULISTA?
No primeiro acesso o sistema não mostra o montante total dos créditos, pois é preciso ter no mínimo R$ 25,00 para solicitar o primeiro resgate. Esse valor só é liberado para uma conta corrente, poupança ou por meio do abatimento no IPVA. Uma grande vantagem é que ninguém consegue ter acesso á senha e transferir o crédito para outra pessoa.
Primeiro acesso
Depois de fazer o cadastro e entrar no sistema, confira se tem algum valor a receber. Então, acesse "Conta corrente - utilizar créditos" e transfira a quantia para a conta.
Próximos acessos
é só entrar na página do programa, averiguar o quanto pode resgatar e pedir a liberação do dinheiro, caso seja superior a R$ 25,00. Selecione o campo "utilizar créditos" e escolha a forma de recebimento do crédito.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE ELA PROPORCIONA?
Entre os benefícios da Nota Fiscal Paulista estão:
- desconto no Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, desde que proporcional ao valor da Nota Fiscal;
- possibilidade de utilizar o crédito de diversas formas; por exemplo, desconto no IPVA;
- viabilidade de receber a quantia em dinheiro;
- participação em sorteios mensais elaborados pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo;
- utilização do valor para realizar uma ação solidária, entre outros.
QUAIS SÃO AS MUDANÇAS OCORRIDAS EM 2019?
Em 2019, os consumidores e instituições cadastradas na Nota Fiscal Paulista terão seus créditos liberados de forma forma mensal para a sua utilização. Antes da mudança, os recursos eram liberados somente duas vezes ao ano: em abril e outubro. Os créditos permanecem á disposição dos usuários por cinco anos contando a partir da liberação e podem ser usados a qualquer hora dentro desse prazo. Conseguiu entender a importância em saber realizar a consulta de Nota Fiscal Paulista? é um mecanismo eficiente para a fiscalização dos estabelecimentos, por isso, é importante aderir ao programa e manter a regularidade fiscal do negócio e manter uma boa imagem entre clientes, fornecedores, concorrentes e mercado em geral. Gostou deste post? Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!
Classifique nosso post [type]