Ícone do site ContSmart Contabilidade e Corretora de Seguros

AFINAL, VALE A PENA SER UM OPTANTE DO SIMPLES NACIONAL?

Afinalvaleapenaserumoptantedosimplesnacional - ContSmart Contabilidade e Corretora de Seguros
Uma dúvida de vários empreendedores é: quando ser um optante do Simples Nacional? Afinal, ele pode ser muito benéfico em alguns casos. Trata-se de um tipo de regime tributário que propicia a unificação de oito tributos (IRPJ, PIS, CSLL, Cofins, IPI, ICMS, INSS patronal e ISS), com a finalidade de ajudar a reduzir a burocracia enfrentada por empresas com renda bruta anual de até R$ 4,8 milhões ao ano.

Assim, contribui com diversos empresários dos mais diversos segmentos, que tiveram a possibilidade de sair da irregularidade e sobreviver de forma saudável em um mercado tão competitivo.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda quando é interessante se adequar a esse regime. Confira!

EM QUE SITUAÇÕES COMPENSA SE ADEQUAR AO SIMPLES NACIONAL?

Existem alguns critérios que são importantes de serem avaliados ao pensar na possibilidade de ser um optante do Simples Nacional. Veja quais são:

QUANDO NÃO VALE A PENA SE ADEQUAR AO SIMPLES NACIONAL?

Existem alguns casos em se optante do Simples Nacional não é interessante para o empreendedor, são eles:

COMO DEFINIR O REGIME TRIBUTÁRIO IDEAL PARA O NEGÓCIO?

Além do Simples Nacional, existem mais duas espécies de regime tributário que podem ser escolhidas pelo empreendedor: Lucro Real e Lucro Presumido. Para saber o regime mais apropriado para a sua empresa, o ideal é contar com o auxílio de um contador, que vai avaliar as caracteristicas do negócio, como ramo de atuação, faturamento anual, porte, entre outros.

Por meio dessa análise, ele vai elaborar um planejamento estratégico eficiente, alinhado com as necessidades e objetivos do negócio. Com isso, há uma redução relevante de gastos, tendo em vista que a companhia só vai pagar os impostos realmente devidos, evitando desperdicios de recursos com tributos pagos desnecessariamente.

No entanto, para que isso aconteça, é imprescindivel escolher um escritório de contabilidade experiente no mercado, qualificado e que tenha todo o suporte necessário tanto para atender ao seu negócio da melhor forma quanto garantir a legalidade das operações perante o Fisco.

Agora que você já sabe qual é a melhor hora de se tornar um optante do Simples Nacional, não espere mais para ter um profissional como aliado e aproveitar todos os benefícios que as caracteristicas do seu negócio possam obter.

Gostou deste post? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades. Estamos no Facebook e Instagram!
Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile